DICAS PARA DIFERENCIAR GRIPE, COVID-19 E RESFRIADO NAS CRIANÇAS.
Chegam o outono e o inverno, com suas mudanças de temperatura e começam os conhecidos sintomas: nariz escorrendo, tosse, febre… Mas agora a dúvida não é somente “será gripe ou resfriado?”, e sim: “será o coronavírus?” Confira os principais sintomas de cada doença:
🗣️ Resfriado: coriza, febre baixa, dor de garganta, tosse e espirros.
🤒 Gripe: febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Crianças também podem apresentar coriza, nariz entupido e diarreia.
😷 Covid-19: febre alta, tosse seca, coriza, dor de cabeça e diarreia. Em casos mais graves, pode surgir dificuldade respiratória. Já em crianças, também podem aparecer problemas dermatológicos, como manchas vermelhas na pele, lábios secos ou rachados, e até roxidão nos dedos.
É recomendado que a criança não saia de casa, exceto para ir ao médico. O pequeno não deve ter contato com outras crianças, nem de máscara, e os adultos ao seu redor devem reforçar seu uso. Após três dias de sintomas, o exame detecta a Covid-19 e, se der negativo, a intensidade ajuda a diferenciar se é gripe ou resfriado. No entanto, essas dicas não substituem a consulta pediátrica, afinal, somente testes e a opinião dos profissionais podem confirmar ou descartar o diagnóstico.